PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

No final de 2010, a SBP selecionou a empresa Leme Consultoria para a realização do treinamento para definir o planejamento estratégico da sociedade. Para as demandas, foram previstas reuniões mensais com diretores e funcionários da entidade. A primeira atividade foi definir claramente a missão da sociedade, seus valores e a visão para 2018.

As futuras diretorias da Sociedade terão um plano de ações a ser cumprido, de modo a não interromper a cadeia de atividades que estão sendo desenvolvidas por ela. Novas propostas podem ser adotadas ao longo dos anos para atualizar os objetivos pretendidos de acordo com as mudanças ocorridas no período.

MISSÃO

Representar e dar suporte técnico-científico e profissional aos seus associados, como referência no exercício da patologia, por meio de assessoria jurídica e oferta de programas de educação continuada, atualização científica, controle de qualidade e acreditação de serviços.

VISÃO PARA 2018

Ser reconhecida como uma sociedade de elevado padrão ético e profissional, com representatividade efetiva junto à sociedade civil, ao governo e às classes médicas - assistencial e acadêmica - consolidando-se como referência no exercício da Patologia no Brasil.

VALORES
  • 1 - Espírito Associativo

    Ser comprometida com o trabalho em equipe para a criação de oportunidades em prol do fortalecimento da Patologia.

  • 2 - Ética

    Trabalhar para o cumprimento dos referenciais éticos e para difusão do código de ética médica entre os associados.

  • 3 - Credibilidade

    Estabelecer com os associados e com a comunidade uma relação de confiança, diálogo e respeito.

  • 4 - Compromisso com a Qualidade

    Oferecer aos associados serviços de alta qualidade científica e técnica.

    Em 2011 a empresa de consultoria apresentou aos participantes o trabalhado desenvolvido nos meses anteriores, estabelecendo 13 Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e, a partir deles, 36 objetivos estratégicos. Os participantes ficaram de analisar, dentro de cada FCS, os Objetivos Estratégicos (OE) levantados e escolher pelo menos um para montar planos de ação e apresentar ao presidente.

    Em novembro do mesmo ano, foram verificados os projetos em andamento dentro das principais áreas (profissional, ensino, científica), para avaliação do cumprimento de metas.

Entendimento da Visão :

Ter elevado padrão ético e profissional significa ser reconhecida como uma entidade atuante e representativa de seus associados, incentivando as boas práticas profissionais. Ter representatividade efetiva junto ao governo significa atuar na regulamentação das leis de interesse médico, no exercício profissional e no desenvolvimento de referenciais de qualidade, respeitados e reconhecidos pelas agências regulamentadoras (ANVISA, INMETRO etc.). Divulgar à sociedade civil que os médicos patologistas são os únicos profissionais especializados e capacitados na emissão de laudos anatomopatológicos, importantes na conduta médica. Ser um órgão de referência para as operadoras de saúde na elaboração de tabelas de valores e tipos de serviços, devendo sempre ser consultada ao se discutir honorários médicos. Participar na elaboração dos critérios de acreditação e ser referência na discussão de assuntos comuns a outras especialidades. Ser fonte de apoio e consulta para o ensino da Patologia nos diferentes níveis de formação (graduação e pós-graduação).

Veja abaixo algumas atividades desenvolvidas:

  • 1 - Fator crítico de sucesso : Relacionamento com a classe médica e outras entidades.

    Objetivo estratégico : Fortalecer o relacionamento com as entidades médicas e demais sociedades de especialidades (orientar o médico assistente para aceitar somente laudos de médico patologista).

    Meta : Estimular alunos e docentes para criarem ligas de Patologia nas faculdades de medicina. Ampliar a atuação da SBP junto às Ligas de Patologia, aumentando o número de ligas cadastradas e definindo atividades que levem ao aluno da graduação melhor conhecimento sobre a atividade do patologista.

  • 2 - Fator crítico de sucesso : Aumento do número de médicos patologistas.

    Objetivo estratégico : Promover ações junto aos alunos de graduação e associados.

    Meta : Estimular alunos e docentes para criarem ligas de Patologia nas faculdades de medicina. Ampliar a atuação da SBP junto às Ligas de Patologia, aumentando o número de ligas cadastradas e definindo atividades que levem ao aluno da graduação melhor conhecimento sobre a atividade do patologista.

  • 3 - Fator crítico de sucesso : Relacionamento com o associado.

    Objetivo estratégico : Divulgar as realizações da SBP.

    Meta : Divulgar aos patologistas não associados, desligados, inadimplentes, residentes e estudantes de medicina as vantagens de ser associado até dezembro de 2011.

  • 4 - Fator crítico de sucesso : Gerenciamento de receitas internas.

    Objetivo estratégico : Fazer busca ativa dos associados desligados e inadimplentes.

    Meta : Trazer de volta 50 associados desligados ou inadimplentes (2010/2011) até 31 de agosto de 2011.

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