A Sociedade Brasileira de Patologia realiza todos os anos concurso para obtenção do Título de Especialista em Patologia, reconhecido pela Associação Médica Brasileira.É fundamental que, após a aprovação no concurso, o candidato se inscreva na CNA para começar a pontuar.



Critérios para submeter-se a prova
1 - Possuir diploma de médico
2 - Possuir no mínimo três anos completos de Residência Médica em Patologia reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica ou ter completado estágio em Patologia em Serviço de Patologia com Residência Médica reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica, com duração semelhante à residencia médica (3 anos), ou ter completado treinamento em Patologia, por no mínimo 6 anos, comprovado através de carta do diretor da instituição em que se executou o treinamento, contemplando as áreas de necropsia, patologia cirúrgica e citopatologia, associado à realização de atividades científicas acreditadas pela AMB, com pontuação mínima de 100 pontos.
3 - Possuir registro definitivo no Conselho Regional de Medicina.
4 - Curriculum Vitae - Preencher no modelo disponível no site da SBP (www.sbp.org.br)



Informações importantes
1 - Os candidatos que não são associados da Sociedade Brasileira de Patologia deverão enviar cópias simples dos documentos comprobatórios para a sede da SBP (Rua Topázio, 980 - Vila Mariana - São Paulo, SP CEP 04105-060), ou digitalizadas por e-mail (secretaria@sbp.org.br):
  1.1 - Diploma de graduação;
  1.2 - Certificado de residência médica;
  1.3 - Comprovante de endereço;
  1.4 - R.G;
  1.5 - CPF;

2 - Na taxa de inscrição está inclusa a confecção e entrega do certificado em pergaminho, diretamente pela AMB.

3 - O certificado será entregue no endereço indicado no ato da inscrição, em um prazo médio de 90 dias. Após este prazo, contactar diretamente a AMB pelo telefone (11) 3178-6800.



PROVAS
O exame constará das seguintes provas
1. Prova teórica (peso 4)
Constará de testes de múltipla escolha com 5 alternativas e questões dissertativas. Os testes valerão 60% e as questões dissertativas 40% do peso desta prova. O conteúdo abrangerá Patologia Geral, Especial, Cirúrgica e Citopatologia.

2. Prova de Macroscopia (peso 3)
Constará de imagens e/ou peças de macroscopia (patologia cirúrgica e necrópsias) sobre as quais se solicitará discussão diagnóstica, diagnósticos diferenciais, técnicas complementares e outras pertinentes a serem aplicadas para melhor elucidação do caso, além de correlação anátomo-clínica.

3. Prova de Patologia Cirúrgica e Citopatologia (peso 3)
Constará de casos de biópsias ou peças cirúrgicas e citologias (cérvico-vaginal, líquidos e punções aspirativas), tipo gincana, sobre os quais se solicitará uma discussão diagnóstica, diagnósticos diferenciais e técnicas a serem aplicadas para melhor elucidação do caso. Poderão ser incluídas colorações especiais e preparados de imuno-histoquímica.


Sociedade Brasileira de Patologia
Rua Topázio, 980 - Vila Mariana
São Paulo – SP
CEP: 04105-060
Fone: (11) 5080-5298