A SBP tem procurado publicar manuais, boletins e livros que visam integrar a comunidade de patologistas do país, assim como fornecer ferramentas de controle de qualidade para a prática da Patologia.
Salientamos as seguintes publicações:

  

1 -  Manual de Padronização de Laudos Histopatológicos
Editado pelos Drs. Carlos Eduardo Bacchi, Paulo Cardoso de Almeida e Marcello Franco. O Livro já teve quatro edições (1995, 1999, 2005 e 2013) e contém orientação de como devem ser seguidas e laudadas as peças cirúrgicas dos processos neoplásicos de 33 órgãos e sistemas.

2 -  Manual de Imuno-Histoquímica
Editado pelos Drs. Venâncio Avancini Alves, Carlos Eduardo Bacchi, José Vassallo e pelo Clube de Imuno-Histoquímica. O livro já teve duas edições (1995 e 1999) e abrange em 10 capitulos, todos os aspectos importantes das técnicas e suas aplicações.

3 -  Programa de Residência Médica em Patologia no Brasil
Contendo informações sobre os programas de Residência em Patologia, suas ênfases, peculiaridades, características do centro, corpo de docentes e médicos, etc.

4 -  Consultoria em Anatomia Patológica
Contendo informações sobre os patologistas que se voluntariam em receber casos em consultas, nas diferentes áreas de especialização da Patologia, assim como obrigações e deveres do patologista que consulta e do patologista consultor.

5 -  Livro de Sócios da SBP
Distribuídos segundo os estados com endereços e telefone, visando facilitar e estimular o contato e a troca de informações dos patologistas entre si.

6 -  História da Patologia no Brasil
Editado pelos Drs. Marcello Franco e Fernando Soares, contém a breve narração dos dados históricos dos principais centros de Patologia do país. Elaborada por patologistas que vivenciaram esta história. O livro tem 22 capítulos e foi distribuído gratuitamente a todos os associados em 2001.

7 -  O Patologista
Jornal-boletim, bimestral da SBP, desde fevereiro de 1982. No início, o Boletim era o órgão informativo da Associação dos Patologistas do Estado de São Paulo (APESP). A partir de 1991, em sua 26º edição, passou a ser o Órgão Informativo da SBP, tendo sido uma doação de seu Fundador, o colega Dr. Paulo Grimaldi.

8 -  Jornal Brasileiro de Patologia (JBP)
A revista científica da SBP, que nasceu de uma proposta de nos associarmos à revista da ' + char(39) + ' + char(39) + ' + char(39) + ' + char(39) + ' + char(39) + ' + char(39) + ' + char(39) + 'Sociedade Brasileira de Patologia Clínica' + char(39) + ' + char(39) + ' + char(39) + ' + char(34) + ' + char(39) + ' + char(39) + ' + char(39) + ', para, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Citopatologia, criar uma revista científica brasileira que agrupasse as três patologias. Assim nasceu então em 1995, o JBP, que substituiu o volume 31 da antiga revista de Patologia Clínica. Atualmente é indexada pelo ScIELO.

9 -  Controle de Qualidade e Acreditação no Laboratório de Anatomia Patológica
Este trabalho tem como proposta realizar um levantamento dos critérios de avaliação e indicadores já existentes em outros centros, bem como a legislação e normas específicas aplicadas em nosso meio, visando contribuir para a melhoria da qualidade em laboratórios que queiram iniciar um programa individual e para a criação de um programa brasileiro adaptado às nossas condições.

10 -  Cartilha de Instruções 2004 – Procedimentos Diagnósticos
A Cartilha de Instruções da CBHPM foi elaborada com o objetivo de proporcionar melhor compreensão dos procedimentos diagnósticos em Patologia e facilitar o cálculo correto dos exames da especialidade, sobretudo nos casos de multiplicidade de amostras. Em virtude da complexidade crescente dos sistemas de padronização e normas para avaliações dos espécimes encaminhados para estudo anatomopatológico, citopatológico ou imunoistoquímico não é mais possível a adoção de tabelas simplistas, devendo a remuneração ser proporcional ao esforço e custo despendidos, sem sacrifício dos padrões de qualidade para uma boa prática médica.

11 -  Boletim: “Patologia, uma especialidade médica que vale a pena”
O boletim descreve os diferentes ramos de atividade do médico patologista. Tem o objetivo de difundir a especialidade aos acadêmicos das universidades e faculdades de medicina.

12 -  Folder: “Médico Patologista: você já ouviu falar?”
Escrito de maneira simples e clara, o folder tem por objetivo apresentar o médico patologista à população leiga e sua importância na elaboração de diagnósticos.

13 -  Manual de Instruções CBHPM Versão 2015

Manual de Instruções CBHPM Versão 2015 



14 -  Cartilha sobre a Lei 13003/2014 e Resoluções ANS
Cartilha sobre a Lei 13003/2014 e Resoluções ANS

15 -  A lei e a ética das parceiras com laboratórios de patologia - 2013
A lei e a ética das parceiras com laboratórios de patologia - 2013
Sociedade Brasileira de Patologia
Rua Topázio, 980 - Vila Mariana
São Paulo – SP
CEP: 04105-063
Fone: (11) 5080-5298