Nosso presidente, Dr. Clóvis Klock, defendeu em Ato Solene no Congresso Nacional, em 2/8, que o Brasil busque rapidez, qualidade e eficiência no diagnóstico e tratamento do câncer para dar a todos os pacientes qualidade de vida e cura. “Temos que levar a todos os pacientes um diagnóstico rápido, preciso, e dar a eles a qualidade de um bom tratamento”, disse ele no evento, organizado pelo Instituto Oncoguia e pela deputada federal Fátima Morais (PDT), pelo início do mês de conscientização sobre câncer de pulmão.
Na presença do coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde, Dr. Fernando Maia, o Dr. Klock declarou saber que chegarão a “algumas soluções (para a patologia) este ano”. Afirmou também: “tenho total certeza de que nós vamos achar junto com o Fernando e o Ministério da Saúde, soluções para que todos os lugares tenham uma medicina e patologia de qualidade”.
Durante breve discurso, o Dr. Klock disse que não se pode ter apenas alguns locais onde os pacientes tenham diagnóstico rápido. “Meu SUS tem que ser igual ao seu SUS”, declarou. Representando a SBP, ele divulgou aos presentes e aos que assistiram o evento à distância que “é o médico patologista que faz o diagnóstico de câncer.” Além da SBP, o Ato Solene teve apoio teve apoio da Frente Parlamentar em Prol da Luta Contra o Câncer, da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT). O discurso do Dr. Klock na ocasião está disponível no Instagram da SBP.