Membros da SBP marcaram presença no I Congresso de Acreditação e Qualidade em Medicina Diagnóstica, ocorrido de 26 a 28/9 durante a Medical Fair em São Paulo. O evento, realizado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e com apoio da SBP e de entidades de saúde do setor, promoveu um encontro pioneiro de especialistas e profissionais para a discussão de temáticas específicas dos padrões de qualidade, segurança e acreditação.
No primeiro dia de evento, o Dr. Clóvis Klock, presidente da SBP, participou da mesa de abertura, onde se discutiu a importância dos programas de acreditação para a sustentabilidade dos serviços de medicina diagnóstica. A Dra. Beatriz Hornburg, integrante e uma das criadoras do Programa de Acreditação e Controle da Qualidade (PACQ-SBP) apresentou sobre a evolução do programa de acreditação em patologia no Brasil.
No segundo dia de debates, especialistas discutiram aspectos práticos da acreditação para a qualidade e a segurança do paciente em medicina diagnóstica. Em um painel dedicado ao PACQ, com moderação da Dra. Beatriz, o Dr. Klock ministrou palestra sobre os cuidados pré-analíticos em anatomia patológica, a Dra. Larissa Marinho, coordenadora do PACQ, falou sobre a gestão de risco na prestação de serviços médico-hospitalares, e o Dr. Emilio de Assis, vice-presidente para Assuntos Profissionais da SBP, apresentou case de laboratório acreditado pelo programa da entidade.
As atividades do congresso também contemplaram temas como o impacto da acreditação, auditorias de múltiplas normas, eventos adversos, 6 metas de segurança do paciente e achados críticos. O congresso foi realizado em parceria com o PADI, programa de acreditação do CBR; com a SBP e do PACQ-SBP; com a SBPC/ML e seu programa de acreditação, o PALC; da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e da Associação Brasileira de Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI).