Além das diversas atividades relacionadas a cada especialidade e divididas pelas salas e auditórios do Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, o primeiro dia do 34º Congresso Brasileiro de Patologia ficará marcado pela Conferência Magna e pela Cerimônia de Abertura, quando os participantes poderão acompanhar apresentações de musicais e danças típicas do Pará.
A primeira Conferência Magna acontece a partir das 17h10, e terá como tema “Como vislumbrar o diagnóstico patológico: perspectivas e realidades”, com o palestrante Dr. Santiago Ramon y Cajal Agüeras, professor e chefe do Departamento de Patologia do Hospital Universitário Vall d’Hebron, da Universidade Autônoma de Barcelona. Participa como debatedor o Dr. Junya Fukuoka, Professor do Departamento de Informática em Patologia da Escola de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas da Universidade de Nagasaki. A moderação fica a cargo do Dr. Clovis Klock, presidente da SBP.
Para a Cerimônia de Abertura, marcada para 18h20, a SBP prepara uma apresentação descontraída, que contará com a palavra do Dr. Carlos Augusto Moreira Silva, presidente do Congresso. Após a cerimônia, a entidade oferece um coquetel de abertura, com apresentações musicais e danças típicas da região.