Conheça a importância desse órgão e evite doenças como a insuficiência renal Órgão vital para o funcionamento do corpo humano, o rim é responsável por filtrar as impurezas, regular a pressão do sangue e controlar a produção de glóbulos vermelhos. “Seu mau funcionamento ocasiona sérios problemas à saúde causando até a morte”, alerta o nefropatologista e membro da Sociedade Brasileira de Patologia, Dr. Marcello Franco. As principais doenças que atingem os rins são a insuficiência renal aguda ou crônica.
É causada frequentemente pela necrose tubular aguda, diabetes mellitus, glomerulonefrites, glomerulopatias, vasculopatias e infecções renais, que podem ser simples ou mais complicadas.
Franco explica que, em muitos casos, o rim fica comprometido, o que gera a necessidade de tratamentos como a diálise, que consiste em fazer mecanicamente algumas funções de filtragem de líquidos, como a retirada de toxinas do sangue e sais minerais do organismo.
O diagnóstico começa pelo exame clínico-laboratorial, comumente seguida de biópsia, que é “feita por agulha, em geral, guiada por ultra-som, e que consiste na retirada de um pequeno pedaço do rim para análise pelo patologista. “O procedimento é rápido e seguro”, afirma o especialista.
Ainda sobre o procedimento, ele explica que quando feito de rim nativo, as análises ficam prontas no dia seguinte e as biópsias de enxerto renal devem e são processadas no mesmo dia da coleta Mesmo com a quantidade de tratamentos e medicamentos existentes, Franco aconselha a prevenção.
“É importante ir ao médico sempre que notar alguma alteração relacionada, como o sistema urinário, controlar periodicamente a pressão arterial e os níveis de glicemia (diagnóstico precoce de diabetes). Se houver “histórico familiar é importante fazer controle periodicamente”. Além disso, ressalta a importância de manter uma alimentação equilibrada (sem muito sal, carne vermelha e gorduras), fazer exercícios físicos, não fumar e manter controlada a pressão arterial e o diabetes.