O secretário adjunto da SBP, Dr. Raimundo Gerônimo Jr., será o representante de nossa entidade durante o XVII Congresso Médico Acadêmico da FMJ. Em pauta, o Papel Transformador do Patologista na Medicina Moderna. O Congresso contará com a participação do Dr. Gerônimo sobre dois temas para discussão: a escassez de médicos patologistas no mercado de trabalho e a prevenção de câncer cervical ginecológico na população indígena.
Segundo o Dr. Gerônimo, a escassez de médicos patologistas é um desafio da medicina em todo o mundo – e um problema também enfrentado no Brasil. Dessa forma, ele deve levar informações sobre a realidade do País e as contribuições da SBP para ajudar a trazer soluções para essa questão.
Sobre a prevenção de câncer cervical ginecológico na população indígena, o Dr. Gerônimo vai destacar o trabalho desenvolvido pela SBP nos últimos anos, com o apoio de laboratórios associados à entidade, em acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde. Esse trabalho proporciona às mulheres indígenas condições de agilizar os exames de Papanicolau para detectar precocemente o câncer de colo de útero.
Com o intuito de estimular o debate, Dr. Gerônimo também pretende incentivar os estudantes a discutir suas percepções sobre o curso de patologia e perspectivas para a especialidade. Mais informações no link: https://fmj.br/2024/06/18/