Jornal O Patologista Ed. 132_Abr/Jun_2018

11 abril / junho 2018 O senhor veio da Patologia, que é umambiente mais técnico. Como foi fazer a transição para uma área de gestão? A patologia surgiu como minha opção de es- pecialização. É muito diferente, mas quando se tem o conhecimento e a experiência técnica, a ges- tão é muito mais fácil. Contudo a administração e gestão de uma empresa são determinantes para o sucesso de qualquer empreendimento. É possí- vel ser um excelente profissional dentro do segmento e não ter êxito como gestor ou empreendedor. São papéis diferentes, que exigem perfis diferenciados. Há algo trazido dos anos de patologia para a gestão da Unimed Cuiabá? Desde que iniciei profissionalmente, busquei aprender e contribuir com as entidades médicas. Isso foi muito impor- tante, inicialmente, para ampliar minha visão a respeito do mercado de saúde e, especificamente, da minha área de atua- ção. Iniciei as ações no meu laboratório para a certificação, planejamento e outras inovações que busquei implementar na cooperativa. O fato de ter vivido a prática da patologia antes de assumir a presidência da Unimed Cuiabá pôde proporcionar algumamelhoria para os profissionais da especialidade? A atual gestão da Unimed Cuiabá, que eu te- nho a satisfação de liderar, tem como principal eixo reconduzir o cooperado ao posicionamento de dono do negócio. Nessa perspectiva, muito já foi feito e ainda há muito a fazer, mas sempre bus- cando não privilegiar grupos, sejam quais forem. Desse modo, não favorecer os patologistas além das demais especialidades é primordial, já que o presidente é patologista. Isso não seria benéfico, de fato, pois representaria favorecimento. Pelo contrário, nossa administração está resgatando valores e prin- cípios de integridade. Contudo, a valorização da remuneração médica como um todo, bem como a forma de relacionamento entre a cooperativa e seus cooperados, já mudou muito. Qual conselho o senhor daria para um patologista que gostaria de conhecer e se aprofundar na área da administração? Como qualquer outra pessoa, entrar em uma área admi- nistrativa requer perfil e um tipo especial de compromisso, dedicação e uma ampla visão de mercado e suas caracterís- ticas: concorrência, disponibilidade tecnológica, potencial de clientela. É preciso ter claros desde o início quais os dife- renciais serão oferecidos pelo negócio. Considero essa uma capacidade pessoal. Não é indicado pensar exclusivamente no quanto o negócio será lucrativo. Uma dica importante é também a mais antiga: formação é algo que todos devemos buscar constantemente. Formação é algo que todos devemos buscar cons- tantemente

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