É com imensa tristeza que comunico o falecimento do Dr. Christopher Fletcher, mais conhecido como Dr. Chris Fletcher, na noite de domingo, dia 28 de julho de 2024.
Dr. Chris Fletcher se formou em Medicina no United Medical and Dental Schools of Guy’s and Saint Thomas’ Hospitals, na Inglaterra, onde também completou sua residência em Anatomia Patológica. Em 1995, mudou-se para Boston onde trabalhou no Brigham and Women’s Hospital, inicialmente como diretor da Patologia Cirúrgica e posteriormente como vice catedrático da Anatomia Patológica, além de chefe da Onco-patologia do Dana Farber Cancer Institute. Aposentou-se formalmente em junho de 2023.
Apesar de sua formação em Patologia Cirúrgica Geral, Dr. Chris Fletcher desenvolveu expertise em Patologia de partes moles, subespecialidade em que publicou mais de 500 artigos científicos originais, inúmeros artigos de revisão, diversos capítulos de livros e o conhecido livro Diagnostic Histopathology of Tumors. Além de ser chairman do World Health Organization ‘s Working Group on the Pathology and Genetics of Tumours of Soft Tissue and Bone. Ele exerceu durante sua carreira funções como presidente de associações como United States and Canadian Academy of Pathology, Arthur Purdy Stout Society e International Society of Bone & Soft Tissue Pathology.
Dr. Chris Fletcher tinha enorme dedicação ao programa de residência do Departamento de Patologia do Brigham and Women’s Hospital, além de receber vários visitantes internacionais durante o ano. Ele era famoso pelo senso de humor e por sua incansável dedicação ao departamento e à prática da Patologia.
Ele deixou uma marca profunda na Patologia e sua falta será sentida.
Em uma nota pessoal: posso dizer que sou extremamente privilegiada de ter tido o Dr. Chris Fletcher como professor, mentor e amigo.
Drª Alessandra Nascimento
Associada da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)