A médica patologista e professora da USP Katia Ramos Moreira Leite é contemplada com nova premiação na categoria Científica nas áreas de Diagnóstico e Tratamento por seu trabalho contra o câncer
São Paulo, xx de novembro – O Instituto Lado a Lado pela Vida e o Global Forum Fronteiras da Saúde lançaram este ano o Prêmio Fronteiras da Saúde: Inovação, Saúde, Acesso e Sustentabilidade. O objetivo é reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas e empresas que trazem inovação a área de saúde, na luta contra o câncer e também das doenças cardiovasculares, que representam algumas das causas defendidas pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, desde 2008.
A Dra. Katia Ramos Moreira Leite, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia, recebeu o prêmio em virtude das suas atividades profissionais como médica patologista, professora e pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A premiação aconteceu na terça-feira, 22/11/2022, no Centro Cultural Banco do Brasil 21, em Brasília, Distrito Federal.
“Um diagnóstico preciso e o uso de medicamentos direcionados a alterações genéticas específicas trouxeram avanços significativos no tratamento de câncer nos últimos anos”, diz a Dra. Katia Leite. “O diagnóstico é sempre a condição para a definição do melhor tratamento e daí a importância da minha especialidade médica, a patologia”
A divulgação de informações de fontes seguras, ampliando o conhecimento sobre o tema para o maior público possível, pode fazer a diferença, principalmente para que o diagnóstico possa ser feito em fase inicial da doença, quando é mais fácil combatê-la.
Sobre a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) tem o objetivo de promover a integração e educação continuada dos médicos especialistas da área, priorizando sempre a comunicação e o aprimoramento técnico-científico. Desde o início de suas atividades, a associação promove, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Patologia. E em agosto de 2022 aconteceu a sua 33ª edição. A SBP também produz a publicação “O Patologista”, um informativo com notícias sobre a especialidade, com periodicidade trimestral.