Edital
A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) atua no propósito de congregar médicos patologistas e residentes de Patologia, criando oportunidades de fortalecimento profissional e acadêmico. Neste contexto, estamos lançando um programa de aprimoramento da Residência Médica através do incentivo à realização de estágios em Patologia em território nacional, para residentes de Patologia associados à SBP.
Para o ano de 2024, serão oferecidas até 6 bolsas da SBP no valor de até R$ 10.000,00 (dez mil reais) cada para realização destes estágios, em instituições nacionais que possuam alto e comprovado nível científico e tecnológico. Além disso, será ofertada 1 bolsa da Associação dos Patologistas do Estado de São Paulo (APESP) no mesmo valor, para residentes de Patologia de programas do estado de São Paulo. Os contatos iniciais para solicitação e agendamento do estágio deverão ser realizados pelos próprios candidatos e aceitos pela instituição recebedora. A SBP poderá, mediante contato prévio, auxiliar a intermediar o contato entre os candidatos e as instituições de interesse.
O principal objetivo da SBP neste programa de fomento à realização de estágios é aperfeiçoar a qualificação dos residentes de Patologia, aumentando o acesso a áreas não ofertadas em muitos programas de Residência Médica no país, especificamente imuno-histoquímica e Patologia Molecular/Genômica, amenizando as lacunas na formação. Por conseguinte, o processo de seleção levará em consideração a infraestrutura tanto da instituição de origem do residente, como da instituição de destino do estágio.
Critérios para Participação
1. Prazo para inscrição
As inscrições serão aceitas até dia 04 de março de 2024 através do formulário que deverá ser preenchido aqui.
2. As bolsas serão concedidas a:
• Residentes de Patologia associados adimplentes da Sociedade Brasileira de Patologia.
3. Documentos necessários:
• Carta de intenção do médico residente explicitando seus principais propósitos para a realização do estágio e os motivos para a escolha da instituição de destino;
• CV lattes (serão valorizados candidatos com resumos de trabalhos aceitos em Congressos da SBP ou SLAP, ou publicação na SAEP);
• Carta de aceite ou outro documento que comprove o estágio a ser realizado, emitido pela instituição de destino.