A SBP marcou presença no 2º Congresso de Medicina Geral da AMB, realizado em São Paulo, com as participações do Dr. Clóvis Klock, presidente da nossa entidade, Dr. Emílio Assis, vice-presidente para Assuntos Profissionais, e o Dr. Raimundo Gerônimo Jr., secretário adjunto.
Os representantes da SBP participaram de uma mesa redonda, onde puderam interagir com os médicos generalistas, mostrando a importância do médico patologista no diagnóstico. “A discussão foi muito promissora”, avalia o Dr. Klock, que tratou do papel dos patologistas na interlocução com as diversas áreas da medicina.
Segundo o presidente da SBP, a plateia trouxe dúvidas sobre diferentes aspectos, desde os melhores procedimentos para a coleta e entrega de materiais para os patologistas, quanto a importância do cuidado com as amostras. Além de tratar do diagnóstico anatomopatológico, o Dr. Klock ainda explicou para o público que a patologia também conta com exames, como a imuno-histoquímica e a patologia molecular, para definir com precisão características de doenças, que permitem aos médicos patologistas dar o bom diagnóstico e determinar o melhor tratamento para os pacientes.
“A interação da SBP com as outras áreas médicas e, principalmente, com a AMB, é extremamente importante, pois contribui tanto para a especialidade quanto para os outros médicos a entenderem realmente o papel do patologista”, diz o presidente da SBP.
Nossos representantes uniram-se a mais de 400 palestrantes em discussões sobre 256 temas da área médica, em um evento que, pela primeira vez, reuniu as 55 especialidades da medicina para contribuir com a atualização médica do Brasil.