A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) prestou uma solene homenagem ao Dr. José Vassallo, professor do Departamento de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), que nos deixou no último mês de janeiro.
Na SBP, o Dr. Vassallo participou da comissão do Programa de Incentivo ao Controle de Qualidade (PICQ), ajudando a criar o primeiro manual de qualidade da entidade, obra que permanece até hoje como referência de qualidade na área.
Confira na íntegra o texto utilizado pela Unicamp na homenagem:
A perda de pessoas queridas é uma experiência dolorosa que todos enfrentamos em algum momento de nossas vidas. Quando perdemos alguém tão querido, muitas vezes buscamos maneiras de expressar nossos sentimentos e homenagear a memória daqueles que se foram.
No dia 7 de maio de 2024, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) prestou uma emocionante homenagem ao grande homem José Vassallo, mais conhecido como “JV”.
Filho de imigrantes italianos, nasceu no bairro do Bixiga na cidade de São Paulo. Fez seus primeiros estudos na escola estadual Rodrigues Alves. Ingressou na Universidade de São Paulo, graduando-se em Medicina. Fez especialização em Anatomia Patológica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tornando-se professor titular nesta instituição. Dedicou-se ao ensino e pesquisa, tendo como área de expertise a Hematopatologia. Frequentou instituições de excelência no Brasil, Alemanha e França.
Por sua atividade formou e especializou um grande contingente de profissionais, muitos deles estão participando e elevando o nome da ciência brasileira.
Em 5 de janeiro de 2024, porém, José Vassallo faleceu.
Sua biografia descreve um personagem de notável estatura intelectual.
José Vassallo era o inesquecível “JV” e na informalidade brasileira, era bem provável que muitos o conhecessem apenas como “J”, um homem de riso amplo e franco.
Nas palavras de sua esposa, Glauce, “JV”, “…será sempre lembrado por seu carinho, inteligência, delicadeza e capacidade de tirar o melhor de cada pessoa”.